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Porque fazer Marketing Médico Digital e Como Fazer.

Por Nilton Matielli – 28 Junho 2020



Clínicas médicas e, especialmente, médicos que atendem em uma clínica onde ele é o único médico tem perdido grandes oportunidades de geração de clientes, mais ainda, de fidelização de clientes através do Marketing Digital.

Além de funcionar como captação, o marketing digital pode ser usados como ferramenta para auxiliar no agendamento de consultas, no acompanhamento do paciente e pensando de maneira progressiva, uma estratégia integrada ajuda a construir sua reputação de forma positiva, tornando esse médico ou clínica uma referência na sua área de atuação.

Este post poderá trazer uma luz sobre este assunto e oferece informações suficientes para que você, caso seja médico ou responsável por uma clínica, possa iniciar os trabalhos digitais de forma organizada e eficiente.



Mas quais os reais benefícios que o Marketing Digital pode trazer para sua Clínica


O Marketing Digital é uma segmentação dentro do Marketing convencional composta de várias ferramentas de comunicação que em curto, médio e longo prazo trazem resultados para a empresa ou marca.

Como todo plano de ação, deve ser baseado em informações consistentes e em persistência, pois os resultados acontecem de forma progressiva quando feito da forma certa.

Facilitar o processo de agendamento


Através de ações corretas, o potencial cliente entrará em contato com a sua clínica para buscar mais informações e aoe se sentir seguro com o que encontra no site, poderá já realizar uma solicitação de agendamento para uma avaliação ou primeira consulta.

Isso pode ser feito ao se utilizar um formulário com a programação correta para isso, ou seja, um simples formulário poderá organizar as informações para que a sua equipe possa confirmar o horário com o clientes após ele ter solicitado.

A sua imagem junto aos clientes ficará “polida”.


Realizando as atividades corretas, a sua geração de conteúdos poderá trazer a sua clínica uma imagem de marca positiva e altamente qualificada.

Para isso, os conteúdos de seus blogs, a sua programação de palavras chave no site e das buscas do google devem estar alinhados com seus objetivos e expectativas de seus clientes em potencial.

Fazendo desta forma, numa busca no google, a sua clínica estará nas primeiras posições e esta exposição já trará resultados.



Já ouviu falar de CRM (Costumer Relationship Managemente)?


Nos mercados mais maduros do mundo este tipo de ferramenta de relacionamento é amplamente usada (muito mesmo), no Brasil, foi redescoberta há alguns anos e tem se consolidado como a estratégia perfeita dentro do Marketing Digital.

A sua presença on line passa confiabilidade aos clientes e isto estreita o relacionamento com estes, além disso, usando o Marketing Digital, você poderá usar as mídias sociais para troca de informações que ajudam nessa aproximação.

Como consequência disto, você tenderá a aumentar a frequência com a qual seus pacientes visitam sua clínica e, também, indiretamente, estimula a sua indicação para os amigos de seus clientes e isto acaba aumentando sua carteira de clientes.

E como isto Pode ser Feito?

Como você precisa se tornar uma referência em sua especialidade, é necessário o desenvolvimento de sua estratégia de marketing digital a partir do inbound marketing.

Traduzindo de maneira livre, o Marketing de Conteúdo” é uma técnica que consiste na criação de conteúdos para atrair consumidores de forma natural. A forma de desenvolver esta estratégia é através da escrita de artigos para o blog da sua clínica, produzir vídeos informativos de curta duração e até mesmo desenvolver materiais ricos, como e-books ou relatórios tipo “White Paper”.

Abaixo, listamos algumas formas de otimizar essa estratégia e alcançar os melhores resultados. Confira:


Planejamento de Conteúdo

O planejamento de Conteúdo é fundamental para este plano de ação, pois é através do conhecimento das expectativas dos seus clientes alvo que você desenvolverá os conteúdos.

Sabendo disso, é somente organizar os temas e assuntos de forma que tudo seja alinhado para estreitar o relacionamento entre o cliente e a sua clínica.

Deve-se elaborar pautas relevantes para o seu negócio focado em palavras-chaves específicas (alinhadas com as expectativas de seus clientes), de modo a obter melhor ranqueamento orgânico nos mecanismos de busca como o Google. Assim, o conteúdo produzido para o seu blog aparece como resultado de pesquisa para pessoas interessadas no seu serviço, o que ajudará sua clínica a atrair as pessoas certas e estas que foram atraídas terão interesse em seus conteúdos e iniciam um relacionamento com suas postagens.


Campanhas de Facebook Ads e Google Ads

Estas ferramentas funcionam como multiplicadores de alvo, pois ao impulsionar conteúdos e palavras chave, potencialmente você estará trazendo para seu raio novos clientes que antes não o conheciam.

Isto acontece, pois deve ser feita uma programação de impulsionamentos onde as características de seus clientes deverá ser feita e assim serem otimizadas para obter o melhor custo por lead (lead é o termo usado para definir aquele cliente potencial que já está consumindo suas informações, mas ainda não se tornou um comprador de seus serviços). Assim, é possível alcançar maior número de pessoas online e obter maior engajamento com suas ações de inbound marketing.


E-mail marketing

Uma das maiores falácias dos últimos tempos é pensar que o e-mail marketing é uma estratégia obsoleta.

Por ser uma ferramenta essencial de trabalho, o e-mail é um recurso importantíssimo para captar leads qualificados, executar ações de remarketing e nutrir sua lista de contatos com conteúdos relevantes e assim se relacionar com os clientes.



Landing pages

As “páginas de pouso” ou landing pages em inglês, são páginas que tem como objetivo único a conversão do visitante em um lead. Clinicas podem usar essas Landing Pages para ações bem eficientes como:

  • acessar materiais educativos;

  • assinar a newsletter para receber dicas e novidades via e-mail;

  • agendar uma avaliação.

Mas não se esqueça: as landing pages são uma ferramenta dentro de uma estratégia, portanto, não geram resultados por si só, elas devem ser elaboradas e montadas dentro de um plano de ação objetivando obter os resultados esperados de cada assunto.



Bem... É isso... Com estas informações já fica possível começar a fazer suas atividades de Marketing Digital, porém, se quiser mais orientações, é só falar conosco.

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Até +...

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